Uma das primeiras coisas que quis fazer quando comecei a estudar probabilidade era construir a distribuição de probabilidade dos jogos de RPG que conheço. Essa semana consegui a de GURPS. Para vocês que não jogam RPG entenderem o sistema funciona da seguinte forma: O personagem possui um nível de habilidade (NH) em certa pericia, por exemplo salto. Joga-se 3 dados de 6 faces (normalmente conhecido como d6) e compare-se os resultados com o NH, se o resultado for menor ou igual ao NH o personagem é bem sucedido. Os testes de GURPS sofrem a critica que um redutor no NH causa uma redução da chance de acerto diferente para diferentes NHs, por exemplo ao retirar 1 de um NH 12 você causará um redutor de 11,6% na chance de passar em um teste, já um -1 em um NH 17 causará apenas 1,4% de penalidade. Mas apesar disso ainda acho GURPS meu sistema favorito.
Consegui esses resultados usando os seguintes comandos no R
resultados=expand.grid(d1,d2,d3)
soma.resultados=resultados$Var1+resultados$Var2+resultados$Var3
table(soma.resultados)
Isso ai me deu a tabela de frequência, o resto eu fiz no Excel mesmo, :)
O meu maior desafio será montar a FP de Storyteller...
3 comentários:
Certo, Alysson, vou tentar explicar porque eu não concordo com você, heheheh.
Suponha um problema matemático. Uma equação do segundo grau, de dificuldade -1.
Agora dois indivíduos vão resolver o problema. Um deles é um aluno muito bom em matemática (NH 12) e o outro é um Mestre (NH 18).
É evidente que a equação vai ser mais difícil de ser respondida pelo aluno, enquanto que para o mestre, será uma coisa trivial. Exatamente como a realidade.
Por outro lado, vamos dizer que o problema ofereça uma dificuldade de -10% para ser resolvido.
10% de 12 é 1,2 (um número muito mais próximo de 1 do que de 2)
10% de 18 é 1,8 (um número muito mais próximo de 2 que de 1).
Então se você analisar os dados acima, vai chegar a conclusão que o problema apresentou maior dificuldade para o mestre do que para o aluno, independente se acertaram ou não o resultado do problema.
Outra anologia que posso usar é quando duas pessoas disputam para levantar a mesma rocha. Uma delas é mais fraca, outra mais forte. Mas a pedra possui um único peso, e sua resistência ao ato de ser movida será exatamente a mesma para ambos, independente da força exigida.
Mas falando sério, só o fato de que esta crítica foi feita pelos editores da Dragão Brasil em prol dos redutores de porcentagem já deveria invalidá-la!
ahuahuahuahu =)
Allysson,
Bem, aqui estou eu marcando presença!
Bem imaginei que nos primeiros posts haveria algo sobre RPG pelo meio.
Nem tenho muito o que falar agora, tô morrendo de sono...
GURPS... aaargh!
=P
Postar um comentário