segunda-feira, 2 de junho de 2008

Distribuição de probabildiade de GURPS

Uma das primeiras coisas que quis fazer quando comecei a estudar probabilidade era construir a distribuição de probabilidade dos jogos de RPG que conheço. Essa semana consegui a de GURPS. Para vocês que não jogam RPG entenderem o sistema funciona da seguinte forma: O personagem possui um nível de habilidade (NH) em certa pericia, por exemplo salto. Joga-se 3 dados de 6 faces (normalmente conhecido como d6) e compare-se os resultados com o NH, se o resultado for menor ou igual ao NH o personagem é bem sucedido. Os testes de GURPS sofrem a critica que um redutor no NH causa uma redução da chance de acerto diferente para diferentes NHs, por exemplo ao retirar 1 de um NH 12 você causará um redutor de 11,6% na chance de passar em um teste, já um -1 em um NH 17 causará apenas 1,4% de penalidade. Mas apesar disso ainda acho GURPS meu sistema favorito.


Consegui esses resultados usando os seguintes comandos no R

d1=d2=d3=c(1:6)

resultados=expand.grid(d1,d2,d3)

soma.resultados=resultados$Var1+resultados$Var2+resultados$Var3

table(soma.resultados)

Isso ai me deu a tabela de frequência, o resto eu fiz no Excel mesmo, :)


O meu maior desafio será montar a FP de Storyteller...

3 comentários:

Marcus VBP disse...

Certo, Alysson, vou tentar explicar porque eu não concordo com você, heheheh.

Suponha um problema matemático. Uma equação do segundo grau, de dificuldade -1.

Agora dois indivíduos vão resolver o problema. Um deles é um aluno muito bom em matemática (NH 12) e o outro é um Mestre (NH 18).

É evidente que a equação vai ser mais difícil de ser respondida pelo aluno, enquanto que para o mestre, será uma coisa trivial. Exatamente como a realidade.

Por outro lado, vamos dizer que o problema ofereça uma dificuldade de -10% para ser resolvido.

10% de 12 é 1,2 (um número muito mais próximo de 1 do que de 2)
10% de 18 é 1,8 (um número muito mais próximo de 2 que de 1).

Então se você analisar os dados acima, vai chegar a conclusão que o problema apresentou maior dificuldade para o mestre do que para o aluno, independente se acertaram ou não o resultado do problema.

Outra anologia que posso usar é quando duas pessoas disputam para levantar a mesma rocha. Uma delas é mais fraca, outra mais forte. Mas a pedra possui um único peso, e sua resistência ao ato de ser movida será exatamente a mesma para ambos, independente da força exigida.

Mas falando sério, só o fato de que esta crítica foi feita pelos editores da Dragão Brasil em prol dos redutores de porcentagem já deveria invalidá-la!


ahuahuahuahu =)

Sadraque disse...

Allysson,

Bem, aqui estou eu marcando presença!

Bem imaginei que nos primeiros posts haveria algo sobre RPG pelo meio.

Nem tenho muito o que falar agora, tô morrendo de sono...

Gedvan Dias disse...

GURPS... aaargh!
=P